quarta-feira, 9 de julho de 2014

Sobre a Copa..

Hoje acordei desejando que o dia de ontem tivesse sido apenas um pesadelo, daqueles horríveis que a gente morre de medo de se tornar realidade. Mas ao ligar a tv, ao passar pelas bancas de jornal, nas conversas dos passageiros do ônibus, nas ruas. Tristeza!
Ontem nem deu tempo de chorar, em cinco minutos passei de um quase choro pelo segundo gol à perplexidade após o quinto.Vai demorar pra cicatrizar, marcado na história do futebol mundial. A gente não merecia, os torcedores não mereciam.
E chorei sim, quando vi a declaração do David Luiz. O melhor jogador da seleção, sem dúvida, pelo futebol apresentado, pela garra, pelo amor à seleção e pelo povo brasileiro. "Só queria ver meu povo feliz." E sair de campo ontem, pedindo desculpas com os olhos cheios de lágrimas, só mostrou o quanto é um jogador de caráter e um grande homem. A imagem que vai ficar dele pra mim nessa Copa do Mundo é um cara feliz, sorridente e com uma vontade enorme de ganhar. Um jogador incrível sendo feliz e fazendo o povo feliz com a camisa da seleção.
O ruim foi ver esse cara guerreiro, que não merecia esse resultado estampar tantas capas de jornal em todo mundo, como símbolo da humilhação sofrida pela seleção canarinho. Por que não Felipão? Que na minha opinião foi o verdadeiro culpado da derrota histórica.
Sim, os jogadores tem sua parcela e é grande. Mas um técnico que mantém o esquema tático mesmo quando vê que não dá certo, nem contra seleções de menor expressão e tradição no futebol. Um técnico que manteve um jogador que quase não tocou na bola durante as seis partidas que disputou, que não corria atrás, que não dominava a bola quando ela chegava à seus pés e muito menos chutava em direção ao gol, que é seu dever como centro avante. Mas não fez isso em nenhum momento.
MEIO DE CAMPO! Felipão, meio de campo! Quer que eu te leve no gramado e te apresente o que faltou na seleção? É o que Juninho Pernambucano disse ontem durante a Central da Copa, o Brasil se preocupa muito em revelar atacantes e não cuida do meio de campo, que é o coração de uma equipe
Defesa a gente tem, foi o que nos segurou até a semi nessa Copa. E ontem Thiago Silva fez muuuita falta, Dante deixou uns buracos enormes na defesa. Fernandinho também falhou, Oscar só foi bem no primeiro jogo, ninguém estava inspirado, ninguém fez um bom jogo. Mas continuo dizendo que o erro maior foi de Felipão!
A seleção que menos treinou na Copa, inúmeras folgas enquanto as outras seleções treinavam todos os dias, não importando se fosse no dia após um jogo. E faltou reconhecimento do Felipão, em admitir que errou na convocação, no esquema tático e na teimosia em não aprender com os erros e mudar.
Não tivemos nenhum jogo brilhante, não empolgamos em nenhuma das partidas. Mas mesmo assim dói. Acreditamos na vitória pelo amor que temos à seleção, pelo amor que temos à essa camisa amarela com cinco estrelas no peito. Acreditamos por sermos o país do futebol.

E entre tantos gols sofridos a certeza de que o futebol brasileiro precisa se reinventar, aprender e voltar a jogar a bola que nos sagrou campeões tantas vezes. A derrota de ontem dói mas não apaga a nossa história. e tenho certeza que o David Luiz ainda vai fazer o povo muito feliz e muitas vezes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário